
Boa tarde, hoje eu finalmente consegui contato com uma pessoa do posto de saúde. Como no ultimo dia 30 estava fechado, pois era ponto facultativo, não quis perder viagem novamente e decidi ligar. Uma moça educada me atendeu e me explicou o procedimento que eu tanto ansiava por saber, mesmo pelo telefone.
Segundo ela, como funciona: Você precisa ter feito 2 testes HIV com resultado positivo/reagente com diferença de 30 dias entre eles. Então agendar a Abertura de Prontuário e entrevista com a enfermeira, que deve ocorrer no mesmo dia. Nessa entrevista poderei tirar minhas dúvidas iniciais. Após a entrevista é agendada então a consulta com o medico infectologista que solicitará todos os exames.
Esse é o procedimento do ministério da saúde. Como o Centro está passando por alguma dificuldade, que ela não soube me explicar, os testes estão suspensos por tempo indeterminado, e, fui orientado a fazer o teste por conta, se não quisesse aguardar. De qualquer forma vou ter que esperar uns dias para fazer o novo teste e provavelmente será particular, pois tenho medo que essa ‘dificuldade’ do posto se estenda demais e comprometa o tratamento.
Ela me orientou também, caso eu me sinta mal, procurar a emergência no hospital.
Em minha opinião achei que tudo seria mais ágil e desburocratizado já que o tratamento deveria acontecer o mais rápido possível. Mas por alguma razão não é assim.
Resumo: O sistema é um pouco confuso e os telefones dos centros estão sempre desatualizados na internet. A sorte é que contamos com a boa vontade dos agentes que parecem estar sempre solícitos em ajudar e passar as informações. O site http://www.aids.gov.br/ esteve fora do ar hoje pela manhã e até o momento não voltou, mas já acessei anteriormente e pude ler muita informação por lá. Uma ótima iniciativa do governo.
Ainda anestesiado com tudo mas refletindo e lidando melhor com o assunto. É isso.
Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário